quarta-feira, 2 de março de 2016

O que é PH dos cabelos?

Olá minhas meninas! Como estão? Hoje vamos conversar sobre PH, mais especificamente, o PH dos cabelos. Então vamos lá...

PH é uma sigla, que significa Potencial Hidrogeniônico. Ele tem esse nome, pois indica a concentração de íons num lugar, ou seja, o PH dos cabelos. Mass, explicando de uma forma mais fácil, PH é um índice que indica: a acidez, neutralidade e a alcalinidade. Ela possui uma escala, que vai de 0 a 14. Sendo 0 até 6,9 considerado acido, 7,0 é neutro e de 7,1 a 14 é considerado alcalino.

Você sabia que para cada região do corpo, existe um PH diferente? Pois é, eu também não! Nunca prestei atenção nas aulas de química (nunca consegui entender, na verdade, rs).
Então... O PH tem o poder de "abrir e fechar" as cutículas dos fios, como o PH do nosso cabelo natural é entorno de 5, é ideal que usemos um shampoo que seja de 5 a 6, pra não danificar tanto os fios.
Os shampoos anti resíduos, possuem o PH mais ou menos de 8, são os mais fortes, considerados alcalinos. Por isso que, quando você vai no salão, tanto pra fazer alguma hidratação, quanto química (progressiva, etc) o profissional usa um shampoo anti resíduos, porque ele tem o poder de abrir suuper, as cutículas dos fios, pois assim é melhor para que o produto penetre bem diretamente nos seus cabelos.

Se você for usar um anti resíduos em casa, tome muito cuidado com ele. Use-o a cada quinze dias, ou uma vez por mês. Já se você faz progressiva, não indico usar, porque além de danificar seus fios, ele pode tirar um pouco do efeito da progressiva, fazendo com que ela dure menos.
(Exemplo de anti resíduos - Bio Extratus)

Uma curiosidade: Os shampoos de bebês, possuem o PH 7,2, que é o mesmo PH da lágrima, por isso não ardem os olhinhos deles. Mass, em adultos, esse tipo de shampoo pode ressecar os fios, então, não é muito aconselhado usar frequentemente. Se você usa uma vez ou outra, claro que não há problemas!

Muito bem explicadinho sobre shampoos, agora vamos para as máscaras de tratamento e condicionadores. =)
Eles tem que ter o PH MENOR que o shampoo. Por que? Para que ele possa selar as cutículas que o shampoo abriu! Então digamos que você usa um shampoo com o PH de 5,5. O ideal é que seu condicionador tenha o PH de 3,5 a 4,5.
(Màscara Cavalo Forte - Haskell. PH 3,5)

Bom, o único ponto negativo de você saber tuuudo isso, é que a maioria das marcas não informa na embalagem o PH dos produtos, aí fica difícil, né?
Então meu conselho pra vocês é: usem o shampoo e condicionador da mesma linha! Sim! Por isso que sempre nos dizem para usar a linha toda, não é só propaganda das marcas, tem esse sentido! rs
Por que isso? Porque assim, você não corre o risco de usar um shampoo que tenha o PH super alto, e um outro condicionador que não tenho o PH tão baixo, para que possa selar. Entenderam?

(Exemplo: Linha completa Pantene)

MAS THAÍS, PRA QUE SELAR??
Se você não selar o cabelo após o shampoo, seus fios podem ficar cheios de frizz, com aspecto ressecado, tudo isso porque as cutículas estão abertas!
Eu sei que quem tem cabelo oleoso não gosta de passar condicionador, mas é bom usar, nem que seja um "tiquinho", pra não ter danos futuros.

(Fio de cabelo - Escamas abertas e fechadas)

Por isso que acho muito importante, depois de usar sua máscara de tratamento, passar o condicionador também! Pois as vezes achamos que a máscara que é um porcaria, mas na verdade o cabelo só precisava ser selado. Depois que descobri isso, uso SEMPRE o condicionador, e digo pra vocês... Faz um SUUPER diferença, mesmo! Testem aí na casa de vocês, pra ver!
Cabelos com frizz nunca mais! hahaha.

Então é isso. Espero muito que tenham gostado do post! :)
Assistam o vídeo logo abaixo para ver os detalhezinhos. Um beeijo


Um comentário: